Trabalhando com nomes próprios

O nome é uma das primeiras referências de palavras que as crianças têm, é uma ferramenta de pesquisa utilizada para construir os primeiros  conceitos da escrita.
 Portanto, o trabalho com os nomes próprios é de SUMA importância durante o processo de alfabetização desde a educação infantil, através do eixo - temático identidade.
Essas estratégias são importantes pois, possibilita o aluno:
  • Apropriar-se da escrita do seu nome;
  • Ampliar o repertório de letras;
  • Identificar e grafar o nome dos colegas;
  • Mostrar interesse pela leitura e pela escrita;
  • Copiar;
  • Comparar os sons e os grafemas;
  • Refletir sobre a escrita;
  • Utilizar-se de modelos para escrita de novas palavras.
Sugestão de atividades para trabalhar com nomes próprios.

  • Bingo de nomes;
  • Identificação de materiais pessoais (cadernos, lápis…);
  • Formação de grupos (fichas com nomes em cima das mesas e cada um procura o seu);
  • Produção de agenda telefônica;
  • Quadros com os aniversariantes;
  • Rodas de chamada;
  • Trabalho com fotos dos colegas, fazendo a relação com os nomes;
  • Recorte letras de jornais e revistas, montando os nomes;
  • Contagem de número de letras;
  • Associação letras iniciais dos nomes com letras iniciais de outros objetos (Ex: Daiane / Dado);

Todas as atividades de alfabetização que costumamos fazer com outras palavras, podem ser adaptadas para serem usadas com os nomes próprios da turma.

Gostou do conteúdo? Então curte e compartilha! 
Aproveita para me seguir nas redes sociais, pois através delas compartilho muitas dicas para enriquecer a nossa prática diária em sala de aula! 
Um Abraço, 
Professora Cléia Góis

Comentários