O nome é uma das primeiras referências de palavras que as crianças têm, é uma ferramenta de pesquisa utilizada para construir os primeiros conceitos da escrita.
Portanto, o trabalho com os nomes próprios é de SUMA importância durante o processo de alfabetização desde a educação infantil, através do eixo - temático identidade.
Essas estratégias são importantes pois, possibilita o aluno:
- Apropriar-se da escrita do seu nome;
- Ampliar o repertório de letras;
- Identificar e grafar o nome dos colegas;
- Mostrar interesse pela leitura e pela escrita;
- Copiar;
- Comparar os sons e os grafemas;
- Refletir sobre a escrita;
- Utilizar-se de modelos para escrita de novas palavras.
Sugestão de atividades para trabalhar com nomes próprios.
- Bingo de nomes;
- Identificação de materiais pessoais (cadernos, lápis…);
- Formação de grupos (fichas com nomes em cima das mesas e cada um procura o seu);
- Produção de agenda telefônica;
- Quadros com os aniversariantes;
- Rodas de chamada;
- Trabalho com fotos dos colegas, fazendo a relação com os nomes;
- Recorte letras de jornais e revistas, montando os nomes;
- Contagem de número de letras;
- Associação letras iniciais dos nomes com letras iniciais de outros objetos (Ex: Daiane / Dado);
Todas as atividades de alfabetização que costumamos fazer com outras palavras, podem ser adaptadas para serem usadas com os nomes próprios da turma.
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Um Abraço,
Professora Cléia Góis
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