Sequência didática com gênero textual receita culinária









SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA


INTRODUÇÃO

A receita culinária é um gênero textual descritivo, no qual predomina o aspecto de descrever ações, tendo, como estrutura, as seguintes partes: ingredientes, modo de fazer, tempo de preparo, calorias e rendimento. No trabalho com receitas, deve-se considerar o objetivo deste gênero textual, quem faz uso dele (escreve e lê), onde encontramos e do que fala uma receita.

EIXO LEITURA
-Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
-Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão:
(i) Identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização.

EIXO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE  
-Participar das interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão; respondendo as questões propostas pelo professor; expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.

EIXO PRODUÇÃO ESCRITA
-Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
-Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.

Desenvolvimento:
Realize uma  roda de conversa

Inicie esta Sequência Didática conversando com seus alunos que é comum nas famílias existir alguém que saiba fazer um prato bem gostoso. Só que para chegar à essa prática, normalmente a pessoa ouviu e/ou leu um texto muito interessante chamado receita. A receita culinária é um gênero textual muito antigo, repassado, na maioria das vezes, de forma oral, de mãe para filha(o), de avó para neta(o), de amiga para amiga(o), quase sempre com um ‘segredinho’ de família.
As receitas são quase sempre memorizadas por quem as prepara e quando são repassadas adiante, geralmente acontece de forma oral.

RECONHECIMENTO DO GÊNERO TEXTUAL
 RECEITA CULINÁRIA

      Pesquisa sobre o gênero
1- Propor aos alunos que conversem, em casa, com suas mães (avós ou tias), sobre qual(is) receita(s) ela(s) mais gosta(m) de fazer.
2- Partindo deste apontamento, orientá-los para que a(s) copiem numa folha, com o nome da mãe (avó ou tia) e tragam para a escola.
3- Uma vez trazidas as receitas pelos alunos, listar o nome de cada uma no quadro, separando-as em doces e salgadas.


Converse com os alunos sobre alguns dos perigos para as crianças, existentes em uma cozinha e os cuidados necessários ao se fazer receitas que exijam o uso do fogão ou de facas, por exemplo.

Higiene
Considerando os hábitos de higiene como necessários para a saúde e para a confecção de uma receita, trabalhe com os alunos a necessidade de lavar as mãos, prender os cabelos e não conversar, tossir ou espirrar sobre os alimentos.


Explorando a receita e os ingredientes
Leitura de textos do gênero
Receita de maçã do amor com cobertura de chocolate

  • 30 maçãs pequenas
  • 1 kg de chocolate ao leite em barra
  • 30 palitos de picolé
  • Papel alumínio ou papel manteiga

Modo de preparo:
1.    Lave as maçãs e retire os "cabinhos", seque-as bem e reserve (não podem estar geladas).
2.    Coloque o palito de picolé no fundo da maçã.
3.    Pique o chocolate em pedaços pequenos e leve ao banho-maria. (Eu usei a panela de arroz para derreter o chocolate)
4.    Passe a maçã no chocolate já dissolvido, retirando o excesso e deixando em cima no papel manteiga ou alumínio para secar.

* Copie a receita em um cartaz para que, juntamente com os alunos, se observe sua estrutura organizacional:
       está dividida basicamente em duas partes: “ingredientes” e “modo de fazer”;
       na parte dos “ingredientes” descreve-se os elementos que serão usados na receita;
       cada item dos ingredientes são apontados numa linha, sem sinal de pontuação no final;
       a quantidade é indicada em número;
       as medidas são as que comumente usamos numa cozinha (xícara, copo, colher...);
       o “modo de fazer” organiza-se de forma injuntiva (com predominância de verbos no imperativo – pegue, bata, junte, entre outros), induzindo o leitor às ações.

Interpretação oral da receita:
       Qual é o nome dessa receita?
       Alguém já conhece essa receita?
       Pela ilustração podemos imaginar de que será essa receita?
       Onde encontramos textos iguais a esse?
       Existem características neste texto, diferente de outros. Quais são?

Ao concluir a atividade anterior, proponha aos alunos “Colocarem a mão na massa” e executarem uma receita, pois dessa maneira eles irão aprender na prática.



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