INTRODUÇÃO
A receita culinária é um
gênero textual descritivo, no qual predomina o aspecto de descrever ações,
tendo, como estrutura, as seguintes partes: ingredientes, modo de fazer, tempo
de preparo, calorias e rendimento. No trabalho com receitas, deve-se considerar
o objetivo deste gênero textual, quem faz uso dele (escreve e lê), onde
encontramos e do que fala uma receita.
EIXO
LEITURA
-Desenvolver atitudes e
disposições favoráveis à leitura.
-Desenvolver capacidades
necessárias à leitura com fluência e compreensão:
(i) Identificar as
finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do
gênero e da contextualização.
EIXO
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
-Participar das
interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão;
respondendo as questões propostas pelo professor; expondo opiniões nos debates
com os colegas e com o professor.
EIXO
PRODUÇÃO ESCRITA
-Compreender e valorizar
o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
-Produzir textos escritos
de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de
circulação.
Desenvolvimento:
Realize uma roda de conversa
Inicie esta Sequência
Didática conversando com seus alunos que é comum nas famílias existir alguém
que saiba fazer um prato bem gostoso. Só que para chegar à essa prática,
normalmente a pessoa ouviu e/ou leu um texto muito interessante chamado
receita. A receita culinária é um gênero textual muito antigo, repassado, na
maioria das vezes, de forma oral, de mãe para filha(o), de avó para neta(o), de
amiga para amiga(o), quase sempre com um ‘segredinho’ de família.
As receitas são quase
sempre memorizadas por quem as prepara e quando são repassadas adiante,
geralmente acontece de forma oral.
RECONHECIMENTO DO GÊNERO
TEXTUAL
RECEITA CULINÁRIA
RECEITA CULINÁRIA
•
Pesquisa
sobre o gênero
1- Propor aos alunos que
conversem, em casa, com suas mães (avós ou tias), sobre qual(is) receita(s)
ela(s) mais gosta(m) de fazer.
2- Partindo deste
apontamento, orientá-los para que a(s) copiem numa folha, com o nome da mãe
(avó ou tia) e tragam para a escola.
3- Uma vez trazidas as
receitas pelos alunos, listar o nome de cada uma no quadro, separando-as em
doces e salgadas.
Converse com os
alunos sobre alguns dos perigos para as crianças, existentes em uma cozinha e
os cuidados necessários ao se fazer receitas que exijam o uso do fogão ou de
facas, por exemplo.
Higiene
Considerando os
hábitos de higiene como necessários para a saúde e para a confecção de uma
receita, trabalhe com os alunos a necessidade de lavar as mãos, prender os
cabelos e não conversar, tossir ou espirrar sobre os alimentos.
Explorando a
receita e os ingredientes
- 30 maçãs pequenas
- 1 kg de chocolate ao leite em barra
- 30 palitos de picolé
- Papel alumínio ou papel manteiga
Modo
de preparo:
1.
Lave as maçãs e retire os
"cabinhos", seque-as bem e reserve (não podem estar geladas).
2.
Coloque o palito de picolé no fundo da
maçã.
3.
Pique o chocolate em pedaços pequenos e
leve ao banho-maria. (Eu usei a panela de arroz para derreter o chocolate)
4.
Passe a maçã no chocolate já dissolvido,
retirando o excesso e deixando em cima no papel manteiga ou alumínio para
secar.
*
Copie a receita em um cartaz para que, juntamente com os alunos, se observe sua
estrutura organizacional:
•
está dividida basicamente em duas partes:
“ingredientes” e “modo de fazer”;
•
na
parte dos “ingredientes” descreve-se
os elementos que serão usados na receita;
•
cada item dos ingredientes são apontados numa
linha, sem sinal de pontuação no final;
•
a
quantidade é indicada em número;
•
as
medidas são as que comumente usamos numa cozinha (xícara, copo, colher...);
•
o
“modo de fazer” organiza-se de forma injuntiva (com predominância de
verbos no imperativo – pegue, bata, junte, entre outros), induzindo o leitor às
ações.
Interpretação oral da receita:
•
Qual é o nome dessa receita?
•
Alguém já conhece essa receita?
•
Pela ilustração podemos imaginar de que será
essa receita?
•
Onde encontramos textos iguais a esse?
•
Existem características neste texto, diferente
de outros. Quais são?
Ao concluir a
atividade anterior, proponha aos alunos “Colocarem a mão na massa” e executarem
uma receita, pois dessa maneira eles irão aprender na prática.
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